Notícias

2021, o ano que definirá o futuro do porto de Santos

Para o presidente do Sopesp, negociações sobre a desestatização e a vinda de navios maiores à região vão marcar os próximos 12 meses.

 

Novos recordes de movimentação de cargas, discussões intensas sobre o processo de desestatização da Autoridade Portuária de Santos e, ainda, a viabilização da chegada de navios maiores ao cais santista. Estas são as expectativas do presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Regis Prunzel, para o ano de 2021. Para o executivo, a vacinação da população contra a covid-19 será o fator determinante para o alcance dos objetivos desse ano.

Segundo dados da Autoridade Portuária de Santos, estatal que administra o complexo marítimo, cerca de 145 milhões de toneladas de mercadorias devem ser movimentadas neste ano no cais santista. Para Prunzel, a marca deve ser comemorada por conta do cenário atípico causado pela pandemia, que exigiu negociações intensas com trabalhadores, além da adoção de medidas de prevenção em meio à crise.

“Ao longo de 2021, a estimativa é muito parecida com o que a gente movimentou em 2020. Devemos ter um movimento parecido, um pouco superior, mesmo com cenário de indefinição em relação à vacina. Em 2020, nós fomos bem com todos os protocolos que foram adotados pela comunidade portuária – os Intervenientes, autoridades, empresas. Fomos bem no alinhamento estratégico para enfrentar a covid”, destacou o presidente do Sopesp.

Essas ações devem ser intensificadas esse ano. O plano do Sopesp prevê mobilizações e pedidos para a vacinação de trabalhadores portuários em grupos prioritários, já que exercem atividades essenciais. “É um desejo, a gente tem que trabalhar, fazer os pedidos, mas é uma decisão muito mais técnica do que só de desejo”.

Ainda sobre os portuários, o presidente do Sopesp revela que os operadores querem criar uma agenda de discussões com o novo presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Bruno José dos Santos. O novo representante da Estiva tomará posse ainda no mês de janeiro e se mostrou aberto ao diálogo com os operadores.

 

Fonte: Adaptado de  https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/2021-o-ano-que-definir%C3%A1-o-futuro-do-porto-de-santos-1.134737

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.