Notícias

China reforça medidas de controle da Covid-19 em portos e aeroportos conforme aumentam os casos com a variante Delta

Postado em

Autoridades chinesas ordenaram a intensificação dos esforços contra a Covid-19 e advertem sobre situação ‘incerta’ causada pela variante Delta.

A vice-premier Sun Chunlan disse numa reunião de prevenção e controle da pandemia em Pequim na quarta-feira que a situação permaneceu fluida, e insinuou que a propagação não foi controlada.

Ela disse que tem havido “surtos múltiplos em diferentes partes do país, e a tendência de desenvolvimento permanece incerta”, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua.

Seus comentários foram notavelmente mais cautelosos do que seus comentários no último fim de semana em Nanjing, o ponto focal do último surto, quando ela descreveu o surto como “controlável”. “Todas as localidades devem dar prioridade máxima à prevenção e controle da pandemia, e garantir que os sistemas de comando possam manter a operação 24 horas por dia”, disse Sun na quarta-feira.

“[Os funcionários] devem manter um controle rigoroso do trabalho de prevenção quando não há infecção, e agir de forma decisiva uma vez encontrados casos confirmados. [Nós] não podemos baixar a guarda nem por um segundo. [Precisamos] vigiar de perto nossos aeroportos, portos e travessias terrestres … e responsabilizar os principais funcionários pelo fracasso”.

Além disso, Sun disse que uma inspeção nacional de hospitais e clínicas será realizada para preencher quaisquer lacunas. O surto, que começou há cerca de três semanas no aeroporto principal de Nanjing, se espalhou desde então para 17 províncias, com mais de 400 infecções.

Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, disse numa coletiva de imprensa na quarta-feira que 144 áreas em todo o país foram classificadas como de médio e alto risco, o total mais alto desde dezembro. Cidades de todo o país realizaram testes em massa e impuseram medidas de bloqueio para conter a propagação do vírus, enquanto as autoridades haviam administrado cerca de 1,7 bilhões de doses de vacina Covid-19 a partir de terça-feira.

Police officers wearing protective gear spray disinfectant at Nanjing port. Photo: AFP

Enquanto isso, a Administração Nacional de Imigração disse que apertaria os controles fronteiriços em meio a uma onda global de casos. “A administração restringirá estritamente os movimentos transfronteiriços” Liu Haitao, um funcionário da imigração, disse na mesma coletiva de imprensa. Ele disse que os controles sobre as permissões de entrada e saída seriam reforçados e que haveria um congelamento temporário na emissão de passaportes para “viagens não-urgentes ou desnecessárias”. As pessoas que têm motivos genuínos para viajar, como trabalhar ou estudar no exterior, receberão passaportes após passar por um processo de verificação, acrescentou Liu.

A agência de imigração também intensificará os esforços para conter os movimentos transfronteiriços ilegais em cooperação com os países vizinhos. Anteriormente, uma série de casos na província de Yunnan foram ligados à travessia ilegal da fronteira do vizinho Mianmar.

Os controles no ar e nos portos marítimos também foram intensificados: os funcionários da companhia aérea e do aeroporto expostos a viajantes internacionais, mercadorias importadas ou equipamentos de voo serão obrigados a se submeter à testes diários de ácido nucleico, e aqueles que trabalham ao lado de tais funcionários precisam fazer dois testes por semana com no mínimo dois dias de intervalo, disse a administração em um aviso publicado em 03/08.

Foram impostos controles nas viagens para Pequim, com a venda de passagens de trem para a capital de áreas de médio e alto risco sendo suspensa. Pequim registrou três novos casos na quarta-feira, todos ligados a um caso descoberto no domingo por um viajante que havia retornado de um ponto turístico popular em Hunan que viu um aglomerado de casos.
Em Nanjing, os pacientes recuperados devem agora passar 28 dias em quarentena – 14 dos quais devem ser passados em instituições médicas designadas e o resto em casa.

“As pessoas sob quarentena domiciliar não têm permissão para sair. Elas devem obter aprovação do comitê comunitário se for necessário”, disse Yang Dasuo, vice-diretor da comissão de saúde da cidade. “Quando saem, não estão autorizadas a participar de reuniões de grupo ou a ir a locais fechados”.

A cidade terminou a quarta rodada de testes de ácido nucléico em massa em partes da cidade na terça-feira, com sete resultados positivos registrados.

Nanjing relatou 223 casos confirmados desde o primeiro caso confirmado em 20 de julho.

Fontes: Adaptado de South China Morning Post; Caixin e Brasil de Fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.