Notícias

Beilun, centro do porto de Ningbo Zhoushan, vê impacto limitado em meio a nova rodada de controles epidêmicos

Ningbo Port News

Beilun, centro do porto de Ningbo Zhoushan, na província de Zhejiang, leste da China, reforçou as medidas de controle epidêmico após a notificação de novos casos de COVID-19, o que representou novos desafios para uma parte da China que desempenha um papel importante no comércio exterior.

O Beilun abriga o Porto de Meishan, que tem uma movimentação anual de contêineres de mais de um milhão de TEUs. Com os esforços decisivos do governo para conter a epidemia com medidas como a gestão em circuito fechado, espera-se que o impacto seja limitado, apurou o Global Times.

Vários comerciantes locais que conversaram com o Global Times na sexta-feira disseram que seus negócios viram um certo porém limitado efeito da súbita situação epidêmica, incluindo alguns caminhões de carga que não conseguiram entregar mercadorias de fábricas locais ao pátio do porto por conta de fechamentos de estradas e operações sendo suspensas em algumas partes do porto.

Um funcionário da Ningbo Tongzhou Logistics disse que as medidas de controle já estão em vigor nos estaleiros portuários em Beilun, e alguns caminhões da empresa estão em áreas onde o gerenciamento estático foi implementado.

Um novo caso confirmado foi encontrado ao fazer um teste de ácido nucleico em um hospital local no distrito de Beilun na quinta-feira. O histórico de viagens do paciente mostrou que ele esteve em uma ampla gama de áreas da região. Quatro novos casos foram encontrados posteriormente em pontos de isolamento centralizados na região na sexta-feira.

Para reduzir os fluxos de pessoal e cortar completamente a cadeia de propagação da epidemia, o governo local anunciou a gestão estática temporária de três dias em todo o distrito a partir de sexta-feira. Todos os residentes locais são obrigados a fazer testes de ácido nucleico todos os dias durante o período de três dias.

Apesar do surto, os membros da indústria adotaram uma abordagem ativa para lidar com a situação sob as medidas de apoio do governo e continuam confiantes de que a situação epidêmica na região será temporária.

“Houve momentos em que a região sofreu com surtos esporádicos, mas o governo local conseguiu lidar com tudo isso minimizando o impacto nas empresas locais”, disse uma comerciante local.

Além disso, medidas de contingência do governo e das empresas estão em andamento para garantir as operações comerciais e, ao mesmo tempo, garantir o controle da epidemia.

“Nem todos os estaleiros portuários suspenderam os serviços, o que nos oferece alguma flexibilidade para entregar nossas mercadorias”, disse o funcionário da Ningbo Tongzhou Logistics.

A alta taxa de automação do porto local – cerca de 50% para o porto de Meishan na região – também reduz o impacto da restrição dos fluxos de pessoal.

O governo do distrito de Beilun também lançou medidas, incluindo uma lista de permissões para algumas grandes empresas da região para continuar suas operações comerciais sob a gestão de circuito fechado, de acordo com relatos da mídia.

Embora tenha havido algum impacto, será limitado e empresas locais reprogramaram alguns negócios para lidar com a situação em mudança.

“Já vimos isso várias vezes e conseguimos superar. A situação é temporária e temos plena confiança na capacidade do governo de conter a epidemia”, disse a comerciante local.

Zhong Zhechao, fundador da One Shipping, uma empresa de consultoria internacional de serviços de logística, disse ao Global Times na sexta-feira que, embora houvesse vários surtos epidêmicos em Ningbo, esse surto aconteceu na parte central da região portuária de Beilun.

“Mas o governo local e as empresas acumularam experiência em lidar com surtos esporádicos, reduzindo qualquer possível interrupção nos negócios”, disse Zhong. “Medidas como whitelists e canais verdes para empresas de logística devem manter a região funcionando.”

Apesar da dupla pressão da repetida epidemia global e de um ambiente internacional mais complexo este ano, o comércio exterior da região vem apresentando um crescimento constante.

No primeiro semestre deste ano, o distrito de Beilun registrou um volume total de comércio exterior de 217,69 bilhões de yuans, um aumento anual de 8,8%, ficando em primeiro lugar em Ningbo.

Fonte: Global Times
By Yin Yeping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.